Recordações e Viagens

 

Antero de Figueiredo

Recordações e Viagens

Livraria Aillaud & Bertrand. Paris-Lisboa, 1921. 3ª edição, revista. In-8º., de 317 (3) páginas. Br.

"Ainda serão feitas de silêncio as ruas de Pisa? As águas de Sorrento e de Castelammare continuam ardendo em mil côres? Sobre os penhascos condenados da Serra do Canigou não terá descido dos céus a palavra do perdão? Aquele velho cesteiro de Casteil, que me contou como aos vinte anos se bateu em Sebastopol, gritando «Patrie!» e «Rosalie!» - os seus amores - será vivo? Andarão ainda de luto os olhos daquela rapariga napolitana, chale no fio, mãos sujitas, rir de Perugino, que me vinha vender flores à mesa do almôço, no Gambrinus? E essa criatura, de beleza estranha, que no Casino de Monte-Carlo mordia luíses de oiro, com a sensualidade de andaluza mordendo cravos? E as vinhas do Rossilhão - campos de môsto e de latão brunido? E as cascatas do Tessino - tão desgraçadas! E as hortas da chã Lombardia? Já se teria vendido aquela quinta minhota de Soitêlo, doce, entre pinheirais bravios? O jardim místico de Assis continuará a dar rosas sem espinhos? E os pombos de São Marcos, que veem comer à mão? E os frescos do Vaticano? E as lindas colinas de Lisboa? Haverá, ainda, ao poente, incêndios de sol nos fraguedos basos de Biarritz? E aquela dona, minha companheira de vagão ataravés da Campânia, que me levou os olhos quando, em pleno entressonho, a vi descer do trem, atravessar a «gare» e sumir-se para sempre entre laranjais?..." (págs. 7/8/9)

Exemplar valorizado pela dedicatória manuscrita e autografada pelo escritor "Ao eminente jornalista Avelino de Almeida..."    20€

Para encomendar: Use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!