Manuscrito de Rocha Martins

 

Rocha Martins (Francisco José da)

Manuscrito do historiador Rocha Martins, assinado e datado (23 de Fevereiro de 1937), alusivo à Guerra Lusitana (155 a.c. - 139 a. c.), conflito armado entre a República Romana e os Lusitanos, no qual o historiador faz uma alusão à traição do procônsul Galba, que, ao propor a alguns líderes lusitanos um armistício, os enganou e chacinou.

"O proconsul Galba, ao sentir a brava resistencia dos lusitanos, propusera-lhes um armistício e esmagou os desavindos. Como o Senado lhe recusasse as honras do triunfo, capitulando-o de traidor para com um povo..."

Esta conduta foi reprovada pelo Senado e Galba teve mesmo de se defender da acusação de traidor e de ter tomado para si o espólio pilhado, tendo sido, contudo, absolvido.

Rocha Martins faz ainda referência, neste manuscrito, à referida acusação do Senado e ás palavras relativas aos Lusitanos que Galba terá usado na sua defesa: ..."difícil vencê-los, desuni-los impossível...

Folha em papel de qualidade superior, com 30cm x 23,5cm.

Bem conservado.      50€ 

Para encomendar: Use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!