Manuscrito: Bilhete Postal de Carlos Leal

 

Bilhete Postal com o retrato do actor, por si manuscrito e assinado, datado de "8 - 2 - 909" e enviado a Artur Marques Monteiro (1º Sargento maquinista do cruzador "D. Carlos" ao momento em Ponta Delgada (Açores)).

"Caro Amigo: Saudações. Agradeço a gentileza do seu bilhete. Nós todos bem, novidades só o rapto da irmã da Ausenda (Ausenda de Oliveira, actriz) por um rapaz rico do Porto. A récita carnavalesca foi uma festa encantadora. Saudades da rapaziada...".  Assina Carlos Leal e pede ao destinatário: "Traga-me um carrinho de bois!".

Carlos Leal foi um notável actor português e escritor. Estreou-se no Teatro da Trindade em Lisboa, em 1896, apadrinhado pelos grandes actores Taborda e Anónio do Vale, logo alcançando enorme popularidade e abordando todos os géneros com rara felicidade. Foram notabilíssimas as suas criações na "Feiticeira" de Sardou, no Custódia da "Severa" de Júlio Dantas, no "Drama do Povo" de Pinheiro Chagas, entre outros.

Tanto no género melodramático como no cómico foi artista excepcional, sendo o grande favorito do público. Deu a sua colaboração a uma infinidade de operetas e revistas e realizou notáveis digresões ás Ilhas, Brasil e por todo o Portugal. Publicou três volumes de memórias e colaborou com diversos jornais e revistas.

Bem conservado. Preserva o selo do correio.        40€

Para encomendar, use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!