Carta Manuscrita de Damião Peres

 


Carta manuscrita, em seis páginas plenas, datada (24/5/60) e assinada por Damião Peres. 
Papel da carta (Dim: 21,3cm x 14,3cm), e sobrescrito, timbrados "Casa da Moeda - Museu Numismático Português". O sobrescrito preserva o selo do correio.

Carta de grande interesse histórico versando e explicando por que razão João Gonçalves (o célebre navegador) foi apelidado Zargo ou Zarco. Damião Peres dá a sua opinião quanto à melhor maneira de grafar esta alcunha que tem dado azo a dúvidas e discussões entre os historiadores e explica como resolveu a questão na sua obra "História dos Descobrimentos". São seis páginas repletas de ensinamentos e interesse para o estudo da referida questão. 

"Zarco ou Zargo? São adjectivos que os dicionaristas registam como equivalentes. Históricamente, no sentido de alcunhas tornadas apelidos, há o seguinte:  João Gonçalves é chamado Zargo nos documentos que se lavraram em seu nome para registar decisões suas; porém um documento régio lavrado ainda em vida de João Gonçalves, chama-lhe Zarco..."

Nota: junta-se uma requisição da Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa, onde o historiador requisitou para leitura, no dia 18 de Abril de 1956, o livro "Diário da Câmara dos Deputados - Dez - 1920". Com indicação manuscrita do seu número de sócio "15.021" e assinada pelo próprio e também um recorte do jornal "Diário de Notícias" de 26-X-1976, onde é dada a notícia do seu falecimento.

Documento muito bem conservado. Peça de colecção.     Preço sob consulta.

Para encomendar, use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!