Arte Moderna Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa, 1910 - 1940

 

Arte Moderna Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa, 1910 - 1940

Concepção da Exposição e do Catálogo - Paulo Henriques

Edition Stemmle. 1997. In-4º., de 335 (1) páginas. Dim: 28cm x 24cm. Ilustrado. Brochado.

Catálogo da exposição Portugal - Fankfurt (1997), profusamente ilustrado, com reproduções a cores de diversas obras, análise de cada uma delas e a sua importância na época, de grandes artistas nacionais e com a biografia de cada um deles (Sarah Afonso, José de Almada Negreiros, Jorge Barradas, Carlos Botelho, Ernesto Canto da Maia, António Carneiro, Dordio Gomes, Júlio, Diogo de Macedo, Abel Manta, Bernardo Marques, Hein Semke (alemão), António Soares, Amadeo de Souza-Cardoso, José Tagarro, Eduardo Viana, Maria Helena Vieira da Silva). 

No final do volume encontra-se uma cronologia relativa ás três décadas em estudo (1910-1940) nos domínios da história política, literatura e artes plásticas.

"O título desta exposição «Arte Moderna Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa, 1910-1940» explicita claramente o seu projecto. Apresentam-se os principais vectores da modernidade artística em Portugal ao longo destas três décadas, cobrindo os períodos de ruptura, afirmação e institucionalização da arte moderna, que coincidiram com os momentos de presença pública, principalmente através de revistas literárias, de Fernando Pessoa, poeta emblemático da modernidade, como participante nas rupturas em cumplicidade geracional, exemplo da subjectividade máxima do indivíduo e criador de uma mitologia poética de Portugal." - Paulo Henriques

Exemplar como novo. Invulgar e de grande interesse para o estudo e conhecimento da época.    45€

Para encomendar, use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!