
Manuscrito de Fernando de Castro de Silva Canedo
Datado de 27 de Novembro de 1950 e assinado pelo heraldista e genealogista de referência, o escrito ocupa três páginas plenas e agradece ao destinatário (desconhecido) o envio de algumas informações sobre Manuel Xavier da Gama Lobo Salema. Informações essas que, apesar da muita procura, o grande estudioso não tinha conseguido encontrar. A conteúdo é também interessante pela explicação a que alúde sobre as dificuldades de registos da época (1820).
Alguns excertos da missiva:
"Foi sem duvida a circunstância do assunto de baptismo de Manuel Xavier da Gama Lobo Salema encontrar-se no ano de 1820 que deu logar a que eu não o tivesse encontrado, apesar de muito o ter procurado."
"Como sabe era vulgar ou pelo menos sucedia muitas vezes, quando qualquer acto, baptismo ou casamento se realizava em qualquer capela ou oratorio de outra freguesia, o respecticvo paracho não mandar o assento para a freguesia onde nascera e habitava a creança ou residia o nubente ou melhor para a freguesia onde havia sido organizado o processo de casamento e onde este se devia balizar (?).
A informação de V. Exci.ª veio preencher portanto uma lacuna do meu trabalho. Como penso dentro de talvez 2 anos, se Deus me der ainda saude, publicar um suplemento levando até essa data a actualização do meu trabalho, n´ele darei a data do nascimento da pessoa em questão." (...)
Documento em excelente estado de conservação. 60€
Para encomendar, use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!