Rafael Bordalo e a Faiança das Caldas (Julieta Ferrão)1933

 

Rafael Bordalo e a Faiança das Caldas

Julieta Ferrão (Directora do Museu Rafael Bordalo Pinheiro)

Estudos Nacionais sob a Égide do Instituto de Coimbra. Edições Pátria. Gaia, 1933. In-4º., de 78 (2) páginas. Ilustrado. Dim: 18,2cm x 25,7cm. Brochado.

"Rafael Bordalo e a Faiança das Caldas», é apenas um singelo estudo sobre um aspecto da personalidade artistica que foi Rafael Bordalo Pinheiro, artista maximo da caricatura portugueza, que egualmente foi notável na faiança nacional...É pois a Rafael Bordalo faiancista, que principalmente me vou referir. Antes porêm de historiar sucintamente a vida da fabrica de Faianças das Caldas da Rainha, que o mesmo é que falar da obra ceramica de Rafael Bordalo, vou expôr o que entendo por faiança, como a interpreto e quais as caracteristicas que mais aprecio nela. Não pretendo de forma alguma impôr o meu critério, nem mesmo o julgo o melhor, o mais sensato, aquele que deve servir a todos de orientador para a observação judiciosa das peças de faiança, que nos é dado admirar. O meu intento é unicamente expôr o que penso não só sobre a faiança como manifestação de arte decorativa, mas tambem o que deve ser o artista faiancista." - Julieta Ferrão

Bom exemplar, com alguns picos de acidez caraterísticos do papel  na capa de brochura. Miolo limpo.

Invulgar.     40€

Para encomendar, use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!