Carta Manuscrita de Hernâni Cidade

 

Carta Manuscrita de Hernâni Cidade

Carta manuscrita em quatro páginas, datada de 12 de Agosto de 1925 (carimbo dos correios no sobrescrito), assinada e enviada por Hernâni Cidade a Ferrand (Pimentel d´Almeida), felicitando-o pela sua nomeação de Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Coimbra.

Pequeno excerto da missiva:

"Meu querido Ferrand

Acabo de saber da sua nomeação. É justíssima. Venho abraçá-lo vivamente, fraternalmente, por ela. Não duvide um momento do calor dêste abraço ao amigo, um abraço em que vai também um pouco da velha admiração pelas qualidades que justificam esta distinção conferida ao mestre. 

Faça-me o favor de transmitir à sua excelentíssima Esposa, minha senhora, as minhas felicitações. Compreendo muito bem como são d´Ela os seus triunfos, como Ela deve ser a sensibilidade que se comove, ao lado do nobre orgulho que rejubila. 

Escrevo-lhe à pressa, num intervalo dêstes exames do Liceu (Liceu Alexandre Herculano, pode ler-se no sobrescrito) que nunca mais acabam. Deus do ceu! A família já em S. Veríssimo - Felgueiras, e eu aqui a moer a lebre, privado das graças de duas pequerruchas que são todo o meu enlêvo e - pelo que estou a vendo - a única justificação da minha vida. (...)"

Hernâni Cidade foi professor, ensaísta, crítico literário, historiador e combatente na Primeira Grande Guerra Mundial, onde foi comandante de pelotão na frente de batalha. A sua grande coragem  levou-o na Batalha da Flandres a resgatar soldados de ambas as forças em combate. Na batalha de La Lys foi feito prisioneiro pelas forças alemãs onde permaneceu em cativeiro durante cerca de nove meses. 

Carta em muito bom estado, com sobrescrito (preserva o selo dos correios).   50€

Para encomendar: Use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!