Extraordinário Manuscrito do Escultor Delfim Maya para o Arquitecto José Cortez (1937)

 


Extraordinário Manuscrito do Escultor Delfim Maya para o Arquitecto José Cortez

Delfim Maya (1886-1978), distinto escultor da primeira geração de modernistas portugueses, deixou nestas quatro páginas um indelével testemunho da sua profunda sensibilidade. Pela força poética do conteúdo da missiva e pela forma como soube fazer acontecer a grafia dos caracteres que a compõem, dir-se-ia estarmos perante um dos seus extraordinários trabalhos escultóricos. Mas, desta vez, as folhas de metal recortadas  vieram estender-se de forma dúctil na alvura do papel para lhe fazer cessar a perenidade do silêncio que este guardava.  

O manuscrito foi enviado do Rio de Janeiro em Novembro de 1937, onde o escultor se encontrava com uma sua exposição, e veio entregar ao arquitecto José Cortez a análise ao seu projecto do modelo apresentado no concurso para a construção de um monumento ao Infante D. Henrique, em Sagres. Dim: 21,6cm x 28cm, cada folha. 

Excertos da missiva:

...V. quiz a minha opinião sobre elle. 

Tarefa difficil, José Cortêz, por querer dar-lh´a verdadeiramente. Disse-lh´o. V. Insistiu.

Ella aqui vae.

- Escripto em linguagem heróica, esculptural, o seu relatorio impressionou-me, por vêzes, até ao arrepío.

A sua concepção é linda e cheia de arrôjo. Ha n´ella Historia, impulso, força, culto ardente e não pungente pelo passado!

A sua flécha originalíssima tem na interpretação da fórma, pelo mar dentro, do S´acro promontorio alguma coisa do imperativo, que levou os nossos antepassados a abrirem tamanhos horizontes (...)

(...) A entrada por essa porta ogival sob o mesmo padroeiro - esse nosso lindo escudo - ungiría de religiosidade o visitante, preparando-o para a visita interior. 

Então dentro do Templo, jazida do Infante, evocação em redor, justíssima, dos Lusos navegadores, sentir-se lhia ajoelhada em respeitoso tributo a Alma dos Portugueses.

Finalmente, jorros de Luz, irradiados da Cruz de Christo, rasgariam as trévas, continuando a ensinar ao mundo ignorante que Portugal existiu, existe e existirá ! ..."

Bem conservado (com alguma acidez característica do papel).

Magnífica peça de colecção! 400€

Para encomendar: Use, por favor, o endereço de email: livrosenarrativas@gmail.com , ou, o contacto telefónico: 91 667 34 09. Obrigado!